sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Forçando a instalação de extensões no Firefox/Iceweasel


O ciclo de atualização do Firefox mudou e agora o tempo entre cada release foi encurtado. Isso é bom por um lado mas por outro nos deixa o inconveniente das extensões ficarem incompatíveis com a nova versão até que as atualizações sejam liberadas pelo Mozilla team security.

Mas para uma solução paliativa podemos forçar a instalação das extensões que saibamos da procedência e que não comprometerá a nossa segurança e privacidade. Para isso siga os passos:

Passo 1. Na barra de endereços do Firefox, digite “about:config” e dê um Enter;
Passo 2. Leia o alerta e clique em “Eu serei cuidadoso, prometo!”;
Passo 3. Em um espaço em branco da página, clique com o botão direito do mouse, aponte para “Novo” e clique em “Boolean”;
Passo 4. Na janela que deve surgir, digite “extensions.checkCompatibility.6.0” e pressione “OK”; (o número aqui é de acordo com a versão que você está utilizando)
Passo 5. Escolha a opção “false” e clique em “OK” novamente;
Passo 6. Reinicie o Firefox e experimente instalar aquela extensão incompatível.

Os passos descritos aqui valem tanto para as extensões normais como para os add-ons de tradução. Entretanto, aviso que a versão do add-on de tradução do Firefox 5 me deu problema ao usá-la no Iceweasel 6.0 no Debian Squeeze. O problema foi sério e me obrigou à próximo ação.

Atualização aos usuários Iceweasel: A Mozilla acaba de liberar a versão 6.0 do add-on Interface pt-Br do nosso amigo hultmann. Siga o link, instale e reinicie o Iceweasel para tê-lo traduzido para o português brasileiro.

E quando ocorrem erros...

E caso você siga esses procedimentos e tenha algum problema para iniciar seu browser novamente, inicie-o no modo seguro. Digite em um terminal:
$firefox -safe-mode (ou iceweasel -safe-mode)
E escolha, no box que se abrirá, a opção "Disable all add-ons" e, depois de ter o browser já aberto, poderá adicionar novamente as extensões, tendo o cuidado de deixar desativada somente aquela que você suspeita que causou o problema (geralmente a última extensão instalada). Se mesmo assim o problema persistir, reinicie novamente com o comando acima e dessa vez, além de escolher a opção "Disable all add-ons", também marque a opção "reset all user preferences to Firefox (Iceweasel) defaults".


Faça por sua conta e risco! :)

10 comentários:

  1. Bah.. era tudo que eu queria. Grande dica.

    ResponderExcluir
  2. Grande dica!
    Eu não havia pensado em uma solução tão simples.
    Vlw!

    ResponderExcluir
  3. Testei aqui no Firefox Nightly e também funciona. Excelente.

    ResponderExcluir
  4. Opa, tudo bem?
    Então, posso te fazer um pergunta meio idiota? (Além dessa claro!)
    Sempre que eu tento colocar o Firefox aqui no Squeeze, da pau, ou começa a dar pau no Iceweasel, eu já li uns 300 tutoriais por ai falando como faz, mas nenhum é específico para o Squeeze, será que tem como dar uma mão?
    Valeu, agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Djalma!

    Quando você fala em colocar o Firefox no Squeeze, você diz pegar um pacote do Firefox oficial e instalá-lo no Debian?
    Mas é o seguinte, não há como você usar o Firefox e o Iceweasel ao mesmo tempo. Ambos utilizam a mesma pasta no diretório do usuário. E o próprio Iceweasel utiliza um atalho do Firefox para configurar o path de browser no ambiente Gnome.
    Mas eu afirmo para você, Djalma, não há diferença alguma entre o Firefox e o Iceweasel (além, claro, do nome). Siga os passos que descrevi nesse outro post para atualizar o Iceweasel (http://debianmaniaco.blogspot.com/2011/06/atualizando-o-iceweasel-para-versao-50.html), que no final você terá a versão 6.0 operando no seu sistema. E quando sair as demais versões elas serão atualizadas automaticamente.
    Até!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lex, eu segui o seu tutorial, mas ele não atualizou o meu Iceweasel!
    Juro que fiz tudo direitinho!

    ResponderExcluir
  7. Quanto eu mando ele instalar, ele fala que eu não tenho um tal de "xulrunner- 6.0", ai eu fui tentar instalar esse negócio, e fala que eu preciso ter um tal de "libnss3-1d", eu tenho mas minha versão está desatualizada, e eu não consigo atualizar-la!
    Tem como dar um help ai?!

    ResponderExcluir
  8. Consegui atualizar!
    Li um outro post seu explicando, deu certinho!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  9. magnifico!
    algo semelhante para o icedove 5?

    ResponderExcluir