sexta-feira, 4 de novembro de 2011

R.I.P. André Gondim




Morreu aos 29 anos um dos ícones do Software Livre no Brasil: André Gondim.
André era um dos líderes da tradução do Ubuntu para o Pt-BR e fazia parte do Conselho Ubuntu Brasil, além de escrever em diversos blogs de Linux e Software Livre.

Leia a matéria que Gleidson Lacerda escreveu sobre André Gondin abaixo:

“André Gondim, deixa esposa, pais, família, amigos, colegas, fãs. Lutou contra a fibrose cistica desde criança, deram 8 meses, 2 anos, 5 anos… aos 24 veio o transplante e ele sobreviveu (casou-se com Ana Luiza no mesmo ano).
Graduou-se, estava posgraduando. Trabalhou em empresas de primeira linha como UOL e Terra (até quebrou meu galho e tirou minhas férias na Gfarias). Deu cursos, palestras, militou no software livre. O Ubuntu, Gnome e tantos outros projetos devem muito das traduções e coordenação de equipe de André.
Deixou a certeza que existem milagres e eu pude conviver com um, embora breve foi o tempo. Lembro quando eu fui conhecer o namorado de AnaLu, sai de lá com um amigo de infância que você só conhece depois de adulto.
No hospital quando íamos visitá-lo durante alguma crise as pessoas deveriam dizer “que amigos insensíveis que ficam fazendo farra, rindo e se divertindo no apartamento do hospital”. Era ele que fazia a bagunça, sorria com os dentes trincados de dor, mas não murmurava, reclamava ou se desesperava. Contava piada e aliviava a preocupação dos que amavam ele… e como era impossível não amar.
Alguns dias depois do transplante, usando uma conexão 3G e o notebook ele escreveu no seu blog “sudo aptitude vida nova”. No texto ele escreveu: “fui entregue então a Jesus duas vezes, uma porque o nome do melhor cirurgião é José Jesus Camargo e o outro é o filho do Pai”. Como brinquei com ele sobre isso “Jesus é o Roteador, o IP e o TTL e ninguém vai ao Servidor senão por Ele”.
Estrelas também morrem e André morreu. Partiu para a Vida após a vida, essa ponte desconhecida, certa e próxima a qualquer um de nós. O que mais me impressiona quando penso em DD é que não era medo da morte, era amor pela vida que fazia ele batalhar e luta sem descanso. Quando conheceu AnaLu eu testemunhei outro milagre, amor verdadeiro. Quantas poesias à Lua a lua testemunhou?
Estrelas morrem, algumas se dispersam e deixam apenas uma super anã ou gravitam em si mesmas e são buracos negros. Mas estrelas com massa impensável como André foi, morrem para gerar novidade no universo. A supernova decorrente de sua morte ainda gerará várias outras estrelas em outras nuvens interestelares.
Como disse Jesus, a quem André se entregou duplamente, “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

6 comentários:

  1. Pôxa,cara. Que notícia triste :-(
    Meus sentimentos à família e que o André descanse em paz.

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi uma perda significativa à comunidade em geral. Ele fará muita falta não só à equipe de tradução do Gnome mas a todos nós.

    ResponderExcluir
  3. E daí que o nerd morreu. Devem nascer uns cem mil chineses com mais cachola que o tossinha aí. Ah, e o trampo de vocês é tão bom que ninguém consegue se sustentar com essa bosta de programa que vocês punhetam o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. Ah, e para quem se sentir machucado com o que eu disse, um conselho:

    VÃO TOMAR NO OLHO DOS VOSSOS CUS

    ResponderExcluir
  5. estou pesquisando para fazer minha primeira instalação do debian 
    tenho 25 anos e nunca tive um pc com um linux e estou estudo pra isso 
    não conhecia esse seu amigo mas ja percebi que merecia um bom filme da historia de vida desse jovem, espero que muitas pessoas tenham aprendido alguma coisa com a fé e a esperança que pelo  o que vc escreveu ele tinha..
    abraços e que DEUS abencoe a a voce e a todos!!!

    ResponderExcluir
  6.  André Gondim foi uma dessas pessoas que vieram ao mundo para deixar um legado. É difícil encontramos uma pessoa que tenha contribuído tanto com a comunidade Ubuntu como ele. Quanto à sua fé, um exemplo a seguir.

    ResponderExcluir