quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Thunar ganhará recurso de abas

Abas para o Thunar
Muitos usuários têm fugido dos ambientes desktops mais atuais (como Unity e GNOME Shell) por conta do desempenho e certas frescuras que nem todos gostam e acabam migrando para outros mais leves e eficientes, como o XFCE, LXDE, OpenBox, etc. Até mesmo entre os desenvolvedores do Projeto Debian uma grande parte tem se voltado para o XFCE em detrimento do GNOME 3, tanto é que as isos oficiais de CD de instalação Debian agora apontam com ambiente default o XFCE.

Entretanto, o XFCE usa como gerenciador de arquivos padrão o Thunar que é tão eficiente e leve como o Nautilus do antigo GNOME 2.x. Mas em anos de existência sua equipe de desenvolvimento vinham relutando em acrescentar-lhe um recurso que todos os demais dispoem a tempos, abrir múltiplas abas em uma janela. Eles vinha relutando porquê Nick Schermer, um dos desenvolvedores do XFCE anunciou no forum de densevolvimento do XFCE que as abas estarão presentes no Thunar mais cedo do que pensam, já no Thunar 1.5.1, provavelmente no XFCE 4.12.

Fonte:

7 comentários:

  1. Legal isso, Lex.
    Essa é uma funcionalidade que me agrada muito e quebra o maior galho em copiar/colar/mover arquivos, comparar conteúdo e etc.

    ResponderExcluir
  2. E dividir painel? acho que mais umas 10 versões depois eles devem implementar =P

    ResponderExcluir
  3. Cara, deixa eu te corrigir. O Debian não vai trocar sua interface padrão para o XFCE de acordo com o próprio comentário deles no G+ quando eu perguntei se o Gnome havia voltado como interface padrão.
    "Hello everybody, GNOME has never stopped being the default desktop enviroment in Debian Wheezy, not matter what you read somewhere else..."
    Eu confiei na palavra dele, mas não cheguei a ir ao IRC para confirmar.

    ResponderExcluir
  4. Bruno, não mencionei que o Projeto Debian abandonaria o GNOME e tornaria o XFCE o seu Desktop Environment default, mas que esse seria o default nas mídias de instalação em CD. Até porque, oficialmente, eles dizem que isso é por conta do espaço, motivo pelo qual há imagens de liveCD de todos os demais desktops nos mirros do Debian Wheezy menos do GNOME Shell. Parece que o desktop GNOME não é comportado nos 700 MB. Eles teimam em quererem respeitar o padrão CD quando ninguém mais utiliza!
    Agora, que boa parte dos desenvolvedores estão usando XFCE é um fato conhecido.

    ResponderExcluir
  5. Mas o Gnome permanecerá como padrão nas outras mídias e o XFCE apenas nos CDs ou o XFCE virá como padrão em todas as mídias?

    ResponderExcluir
  6. Bom, a forma mais usual de se instalar o Debian é através de um netinstall. Nesse, se você simplesmente escolher as opções padrões acabará com GNOME Shell. Hoje mesmo fiz uma instalação utilizando um DVD do Wheezy e, escolhendo-se as opções default, também acabei no GNOME 3. Resumindo: aquela história do XFCE ser o padrão é somente na opção de instalação com CD. Assim mesmo nem tenho certeza, já que não fiz nenhuma instalação dessas.

    ResponderExcluir